urso polar do Ártico
Regiões polares
De Wikipedia, a enciclopedia livre
As regiões polares são as áreas de um planeta ou qualquer astro que rodeiam o pólos geográficos. Na Terra, o Pólo Norte e o Pólo Sur são os centros destas regiões, que estão dominadas por capas de gelo]], descansando respectivamente no oceano Glacial Ártico e o continente antártico. As banquisas polares está actualmente em diminuição, possivelmente como resultado do [[aquecimento global|aquecimento global antrópico Norte, ou a região que compreende desde o Pólo Norte até a linha arbolada.A região polar antártica se delimita usualmente ao sul dos 60 graus de latitud sul, ou o continente completo da Antártica. O Tratado Antártico de 1959 utiliza a primeira definição.
Poblamiento humano
Há muitos assentamentos humanos na região polar norte da Terra. Os países que têm reclamações nas regiões árticas são: os Estados Unidos (Alaska), Canadá, Dinamarca (Gronelândia), Noruega, e Rússia. A gente que habita estas regiões costumam compartilhar mais características em comum que com as pessoas do país ao que administrativamente pertencem. Não obstante, a região polar norte é diversa tanto em estabelecimentos humanos como em culturas.A região polar sul não tem população humana permanente, salvo o povoado de Villa As Estrelas, no Território Chileno Antártico, e a Baseie Esperança na Antártida Argentina. A Planta de McMurdo é a estação científica maior da Antártica, administrada por Estados Unidos. Outras bases notáveis incluem a Base Palmer e a Base Amundsen-Scott (Estados Unidos), a Base Marambio (Argentina), baseie-a Professor Julio Escudero]] e a Base Geral Bernardo Ou'Higgins (Chile), a Base Scott (Nova Zelanda), e a Base Vostok (Rússia).
Ainda que não há culturas humanas aborígenes, existe na Antártica um complexo ecosistema, especialmente nas zonas costeras. A surgencia litoral provee abundantes nutrientes que alimentam aos krills, espécie de crustáceo marinho muito pequeno, o qual a sua vez é o alimento de uma complexa corrente de seres vivos desde pingüinos a baleias azuis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário